Horário de Brasília

COMUNICADO: O perfil da V&M no X está fora do ar por ordem de Alexandre de Moraes

  O perfil da V&M no X (ex-Twitter) está fora do ar por ordem de Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão da rede social no Brasi...

domingo, 5 de novembro de 2023

OPINIÃO: Laerte Vieira tem um colega apresentador de telejornal com o mesmo sobrenome, mas a imprensa quase não fala sobre o assunto

Muita gente não sabe, mas Laerte Vieira, apresentador do "Jornal da Gazeta", na TV Gazeta, tem o mesmo sobrenome que outro apresentador de telejornal, Felipe Vieira, do "Jornal da Noite", que é exibido nos finais de noite de segunda a sexta na Band. A V&M tinha descoberto que eles eram irmãos ao ler um comentário no post comunicando o falecimento do pai de ambos, José Ozias Vieira, ocorrido em junho passado, mas na verdade eles não são e além disso a imprensa quase não fala sobre o assunto. Mas como assim a imprensa quase não fala sobre o assunto? Justamente sobre casos de irmãos e irmãs que são apresentadores e apresentadoras de telejornal? Desde que este blog foi criado notícias sobre Laerte sempre foram publicadas e só agora veio a informação de que há um apresentador de telejornal de outro canal com o mesmo sobrenome?

Em março de 2019 Laerte Vieira voltou à bancada do "Jornal da Gazeta", dividindo a apresentação com Luciana Magalhães; eles já tinham apresentado juntos o telejornal algumas vezes anteriormente. Uma delas foi em 2014, na véspera do segundo turno da eleição presidencial no Brasil, disputado por Dilma Rousseff e Aécio Neves. E em janeiro de 2021, o irmão mais velho Felipe Vieira estreou no "Jornal da Noite", ao lado de Cynthia Martins, vinda do recém-extinto "Band Notícias" (mas estava no canal fechado BandNews TV quando estourou a pandemia de COVID-19, em 2020). Quem ganha com isso é o público amante do telejornalismo. Nós, que somos ávidos especialistas gratuitos em jornalismo, rádio, TV e internet, que fazemos consultas sem compromisso de um simples site especializado em notícias sobre jornalistas televisivos e até de fatos históricos, ganhamos muito em termos de conteúdo de qualidade nesta era chamada Televisão Digital.

Uma informação que uma edição do Jornal da Gazeta, apresentada por Laerte, pode carecer numa determinada reportagem, matéria da agenda cultural, locução em off ou notícia esportiva, a edição do Jornal da Noite, apresentada por Felipe, pode acrescentar e vice-versa. Por que só agora veio a informação de que Laerte tem um irmão que também apresenta telejornal? Medo de uma chuva de notícias falsas sobre os dois? Ora, todo telejornal mantém em foco o seu compromisso com a verdade, trabalhando e apurando notícias a todo momento pata transmitir informação com credibilidade (aliás, a V&M gostaria de pedir desculpas aos jornalistas que se sentirem "ofendidos" com "atitudes" que dizem respeito às desinformações e ao sensacionalismo), mas notícias verdadeiras sobre os Vieira e os Magalhães a gente escreve e casa todas as informações disponíveis, quanto mais informação, melhor para os nossos seguidores. É como se fosse uma válvula de escape, nos sentimos em paz vasculhando o passado enquanto ouvimos a trilha sonora de acordo com o ano em foco.

Durante este ano, os intervalos exibidos durante as edições do Jornal da Gazeta foi a base do conteúdo que estamos publicando pelas mídias sociais e estão sendo "a salvação" porque se trata do conteúdo acumulado desde novembro de 2018, quando a equipe de jornalismo da TV Gazeta foi reformulada e, da equipe numerosa de âncoras, restou apenas Luciana Magalhães (Laerte Vieira se juntou a ela em março de 2019, como citamos no início, e Fernanda Azevedo tornou-se âncora eventual em outubro de 2022), mas a V&M não faz parte daquele grupo de blogs mecânicos, robotizados, fracos e insensíveis que vai na base do esquema de copiar e colar, deixando uma série de informações importantes vagas, denunciando assim tal prática num pequeno detalhe imperceptível onde um ou outro de fora sempre acaba reparando.

Os telejornais que Laerte apresentou, sempre nas emissoras da Grande São Paulo, não bastam somente. Ele trabalhou como editor e apresentador na TV Metropolitana de Guarulhos, na Rede NGT, na RedeTV! e na própria TV Gazeta. Enquanto isso, Felipe, que é natural de Butiá (RS), trabalhou na RBS TV, TVCOM, Band RS, Record RS, SBT RS e atualmente está na Band de São Paulo.

Tudo bem, nada contra os dois. Fernanda Azevedo é, desde outubro de 2022, âncora eventual do Jornal da Gazeta. Só que, por causa da velha história do "como se nada tivesse acontecido", um dos titulares tem que dividir a bancada com ela! Você vê a Fernanda na bancada e pensa assim: "estamos livres do Laerte e da Luciana; a Fernanda está sozinha!", mas na verdade ela está com um deles! Quando o Laerte está de folga ou de férias, é a Luciana quem divide a bancada com a Fernanda, e aí a foto tem que ser postada, uma vez que não pode ficar nenhuma aparição dos titulares de fora das redes sociais da V&M. Mas cuidado, tem gente torcendo para o Laerte não aparecer na bancada, dizendo: "Não é não! Caso contrário, eu vou espalhar para todo mundo que o Laerte é colega de outro apresentador de telejornal com o mesmo sobrenome, o Felipe Vieira!".

Lamentamos profundamente esse cerceamento vindo da imprensa (e da própria família Vieira, que deixou para revelar o fato após o falecimento de José Ozias). Será que certas fanpages tão enrustidas quanto militantes (que amam romantizar versões oficiais a seus gostos pessoais para moldar a opinião pública) estão querendo esconder a história verdadeira como ela aconteceu? E assim como os seguidores de Afonso Marangoni, repórter do "JG" em Brasília, cobram insistentemente dos Vieira a verdade sobre Laerte e seus seguidores na capital federal, nós também fazemos aqui nossa bronca. Quando é que a imprensa vai falar de casos de irmãos que são apresentadores, não só no jornalismo, mas também no entretenimento, caso das irmãs Patrícia e Rebeca Abravanel, do SBT? Que têm outra irmã que apresenta um programa infantil no mesmo canal, Silvia Abravanel, que já apresentou o Bom Dia & Cia (que atualmente só vai ao ar em ocasiões especiais, como férias e Dia das Crianças). E também Patrícia e Paloma Poeta (que assim como os irmãos Vieira também trabalham em canais diferentes), sendo que uma é do entretenimento e outra é do jornalismo, acreditamos nós. Justamente esses e muitos outros casos de apresentadores que são irmãos que a imprensa deveria abordar como assunto para suas reportagens, sem desvalorizar um ou outro veículo, mas que agregariam ainda mais o rico currículo dos apresentadores de telejornal do país. Para quem não sabe, Patrícia Poeta trabalha há anos na TV Globo e atualmente apresenta o "Encontro com Patrícia Poeta", e as irmãs Patrícia e Rebeca Abravanel são filhas do consagrado apresentador Silvio Santos, cujo programa está no ar desde 1963.

Na televisão há casos de irmãos que escolheram outras profissões além de apresentador de telejornal. Exemplificamos aqui as atrizes Débora e Regina Duarte e as VJs Kenya e Keyla Boaventura. Na música brasileira há exemplos de irmãos gêmeos, como os pagodeiros Vavá e Márcio Duarte e a dupla Pepê e Neném. Até o final de 2023 tudo pode acontecer tanto para Laerte quanto para seu colega de outro canal Felipe (novembro já começou e este mês tem dois feriados nacionais, Finados e Proclamação da República). A V&M só voltará a falar sobre eles quando a imprensa abordar frequentemente sobre esses dois apresentadores de telejornal, seja nos jornais e revistas físicos, seja nos sites (isso nas casas que têm computador com acesso à internet, mas e nas casas que não tem?). E encerramos este post com uma pergunta: FIM? NÃO! APENAS UM NOVO COMEÇO DE ERA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário